“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.
𝐵𝑜𝓃𝓃𝒾𝑒 𝒲. 𝐹𝒾𝓃𝓃𝑒𝓎
CLASS 20 | Entidade Certificada com o Selo Protetor
A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das crianças constitui um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e progresso das comunidades, sendo imperioso continuar a adotar medidas para a prevenção dos maus-tratos nas crianças e jovens a nível nacional.
O projeto SELO PROTETOR constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
Inspirado em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens.
Tendo, nos últimos cinco anos as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) acompanhado, em média, 72.000 crianças e jovens em perigo anualmente, é fundamental que possamos apostar na prevenção dos direitos das crianças através de políticas públicas que promovam e distingam práticas de excelência nesta matéria.
Receber o selo protetor significa que a entidade tem o foco nos direitos das crianças, criando metodologias pró-ativas de promoção desses mesmos direitos.
Saiba mais em www.cnpdpcj.gov.pt/selo-protetor